Esse tipo de pergunta é bem recorrente... E existem muitas opiniões divergentes sobre o assunto... Vou expor aqui a minha opinião, minha experiência e um pouco do que tenho observado nas famílias homeschoolers que eu conheço.
Qual o grau de instrução mínimo que uma família precisa ter para ensinar seus filhos em casa? Nenhum!!!
Espera aí??? Como assim???
Não, você não leu errado... Do meu ponto de vista a família não precisa ter um grau de instrução para ensinar os seus filhos... O ensino domiciliar não tem a ver com escolarização (pelo contrário), mas com competências. Nesse caso, quanto menos escolarizada for a mente das pessoas que praticam, melhor!
Existem sim competências básicas que os pais precisam ter... E são elas: ler e escrever bem... dominar as operações matemáticas básicas e precisam gostar de estudar e aprender... O resto se constrói ao longo do processo.
Mas só isso??? E como faz para ensinar os conteúdos mais complexos para as crianças e posteriormente aos adolescentes? Pois a medida que o tempo vai passando os conteúdos vão ficando mais complexos...
Sim, isso é verdade, mas compreenda o seguinte, alguém que lê bem e compreende o que lê... Pode aprender sobre qualquer assunto... Alguém que domina as operações matemáticas básicas pode aprender a fazer qualquer cálculo, daí para frente é só uma questão de querer aprender, daí a necessidade de gostar de estudar e aprender.
Normalmente quando falo sobre o assunto para pessoas que não conhecem o tema, primeiramente o clima fica tenso: Espera aí??? Como assim os seus filhos não vão para a escola???
Na maior parte dos casos a nuvem negra é dissipada diante da informação de que eu sou pedagoga... Ainda é estranho meus filhos não irem a escola, mas é como se o fato de que eu tenho formação em pedagogia faça com que eu esteja automaticamente preparada para isso... Quando a verdade é o oposto.
Na verdade minha formação acadêmica me atrapalha mais do que ajuda no processo de homeschooling com os meus filhos, pois, eu já tinha uma mente escolarizada por ter passado pelo processo de ensino tradicional... E então eu fiz uma faculdade onde aprende-se sobre escolarizar crianças...
Tenho formação para trabalhar com educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, mas na faculdade eu não aprendi os conteúdos que preciso ensinar para as crianças do terceiro ou do quarto ano por exemplo... Estudei muita filosofia, sociologia, psicologia e alguma coisa (bem pouca comparado com a necessidade) de didática... Mas conteúdo mesmo, eu saí da faculdade precisando aprender... Se posso aprender pra ensinar na escola, posso aprender pra ensinar meus filhos... E digo mais... Se todos os professores precisam aprender pra poder ensinar... Os pais também podem fazê-lo.
Porém homeschool não tem a ver com trazer o conteúdo da escola para dentro de casa... Tem a ver com conexão familiar, tem a ver com conexão com aquele pequeno ser que está na minha frente (que é meu filho (a) uma das pessoas mais importante no mundo pra mim) e entender quem ele é, quais são os seus interesses, suas aptidões naturais... O que naturalmente chama a atenção dele... E minha função não é repassar todos os conteúdos que a escola ensina, mas sim "adubar" as áreas de aptidões naturais da minha criança... Dar a ela as ferramentas que ela precisa para aprender o que ela quiser... Para ser quem ela quiser ser... É individual, cada criança é única e é por isso que a escola não consegue fazer esse trabalho (entenda, não estou desmerecendo a escola, mas apenas estou dizendo que é impossível um professor ensinar 20 - 30 crianças de forma individual e personalizada).
Não é fácil... Não é simples... Não existe uma receita pronta, cada família precisa descobrir o seu caminho e muitas vezes esse é um processo demorado que demanda muito esforço por parte dos pais, e é por isso que eu insisto na fala de que o homeschooling é um chamado... Ou você e sua família se sentem chamados para esse estilo de vida e podem optar por praticar ou não, mas se você não se sente chamado, ou não se vê disposto a todas as renúncias que são necessárias... Nesse caso não adianta nem cogitar essa opção...
Agora é domingo a tarde, minha família e eu poderíamos estar passeando, num parque ou num shopping... Mas assim que eu finalizar esse post precisarei organizar os conteúdos da semana... Enquanto meu marido está lá fora cuidando das crianças para que eu consiga fazer isso... Estamos todos os dias renunciando coisas em detrimento de outras... Mas como temos certeza de que fomos chamados para isso... Essas coisas não nos são pesadas, e, estamos verdadeiramente felizes por pode acompanhar de perto o desenvolvimento de nossos filhos!
Eu tenho acompanhado toda a trajetória de ensino dos meus netos,confesso que quando minha filha falou que as crianças não iriam para a escola eu fiquei meio sem entender porque,hoje acompanhando como as coisas acontecem,posso dizer de todo meu coração,o quanto estou feliz por minha filha e meu genro optarem pelo ensino domiciliar,entendo,acho incrível,e estou aprendendo junto com meus netos. Maravilhoso!!!
ResponderExcluir