quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Como você faz para dar conta???


    Já perdi as contas de quantas vezes eu ouvi essa pergunta... Como você faz para dar conta (casa, comida, roupas, aulas, socializar as crianças)???
    A resposta é simples e objetiva: eu não dou conta!
    Pois é... Sei que é uma resposta sem graça, mas verdadeira... Ainda não descobri a fórmula mágica que faz com que minha tarefas estejam sempre em dia (se alguém encontrar por favor compartilhe comigo hehehe).
    A nossa realidade aqui em casa é assim: por traz de toda foto de atividades bem elaboradas para o homeschool há uma máquina de lavar trabalhando, uma panela cozinhando, uma pilha de roupa por dobrar e um quarto bagunçado para organizar...
    E assim vamos trabalhando em nosso dia-a-dia, defino as prioridades e trabalho com elas, o que não foi prioridade hoje com certeza se tornará amanhã ou depois. Não sou muito boa em definir prioridades, mas o lado bom é que elas se definem (na maior parte das vezes por conta). Por exemplo: Se o Egly não tem camisas passadas para trabalhar amanhã, minha prioridade hoje é passar roupa. Se a máquina de lavar está transbordando a prioridade é lavar... Se o conteúdo de estudo está atrasado, as outras coisas podem esperar, vamos estudar!!!
    Mas há dias que o caos se instaura e tudo é prioridade... Tenho aprendido a depender em Deus todos os dias para me ajudar a definir as prioridades, mas nesses dias eu preciso depender mais ainda... É tão importante respirar fundo e pedir direção, e parece que é justamente nesses dias que as crianças sentem a agitação no meu coração, ficam inseguras, agitadas e briguentas, quando consigo olhar para o céu e encontrar a direção no Senhor pouco a pouco as coisas vão voltando o lugar e tomando forma... Mas nem sempre eu consigo, aí eu perco a paciência com as crianças, estou mal humorada e exausta quando o Egly chega em casa e concluo que o dia foi um fracasso.
    O que é interessante sobre tudo isso é que tenho aprendido a olhar com mais leveza para essas situações, tudo bem se ontem o dia foi um fracasso, hoje é outro dia, peço perdão ao Senhor, aos meus filhos e marido e busco direção para o novo dia que começa. Aprendi que os dias ruins acabam e um novo dia sempre começa e isso tem me ajudado a passar mais leve por esses dias.
    Essa foto é de um dia bom... Tudo era prioridade... A máquina trabalhando, panelas cozinhando no fogão, roupas por passar, chão cheio de grude para limpar, aula para dar... Na foto estou passando roupa enquanto cozinho, monitoro a maquina de lavar, ensino a Eliz sobre o dinheiro e acompanho o Eliel lá no fundo em cima do tapete fazendo atividade de coordenação motora. Apesar do "caos" eu estava tranquila, a Eliz aprendeu e o Eliel fez e gostou muito da atividade, foi um dia de sucesso em que "dei conta".
     Porém, a maioria das vezes não é assim que acontece, e sabe de uma coisa??? Descobri que tudo bem!!! Não tem problema, não terminamos hoje... Amanhã a gente continua. Existe uma pressão enorme e desnecessária em cima da gente, de que tem que dar conta de tudo o tempo todo... E tenho descoberto em nossa jornada de homeschool que tudo bem não estar com tudo em dia o tempo todo... E tem sido libertador encarar e aceitar isso!